Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

“As lições do passado, pistas para um presente mais fecundo”

FELIZ ANO NOVO
“As lições do passado, pistas para um presente mais fecundo”

Entrevista sobre o Natal ( (na Rua 5 de Julho)

Caro internauta

Estamos entre o fim e o início. Eu tenho estado ausente neste espaço virtual-real há algum tempo. Isso me deixou um pouco inquieto, confesso. É que nos meus planos propus-me fazer tempo para o meu blog. Mesmo que seja para dizer apenas par dizer‘Alô, como vai? Desejo-te um dia de luz e muita bênção do Senhor”. A verdade é que não tem sido possível. Algumas vezes foi por não ter acesso à internet. Mas as razões de fundo têm a ver com os muitos compromissos do tempo de Advento-Natal. Estive quase sempre conectado, mas não deu. Enfim... cá estou !

Ainda fiz a divulgação deste blog, mas ele vai passar a ser um espaço de encontro real com as pessoas que passam por ‘aqui’. Afinal, o virtual é real, não é? A quem vai passar a visitar este espaço, fica a promessa de um encontro regular, simples, aberto. Com momentos de oração também. De alguns pensamentos partilhados em clima de proximidade virtual. Afinal tudo isto é possível por causa da net, que é capaz de ajustar tempos e espaços e outras noções-realidades que agora possuem outras texturas, outros enquadramentos.

Voltando ao essencial desta ‘conversa’, muitas coisas me impediram de dar visibilidade aos meus pensamentos no blog: Actividades ligadas ao Seminário, coisas a organizar, e, sobretudo, o tempo dedicado ao website da diocese que está para ser lançado oficialmente na dia 3 de Janeiro, e que requer revisões e acertos vários a serem feitos. Vamos progredindo. Quando ele for lançado, o nosso leitor será nosso colaborador activo indicando que caminhos percorrer, que aspectos melhorar etc.

Estive também envolvido na transmissão da Missa da noite de Natal. Pela Rádio. Começou mal e não terminou bem porque parou pelo meio. Triste situação. Aprendemos a lição. No próximo ano será diferente. Para melhor.

A transmissão televisiva da Missa do Dia correu muito bem, para o bem de todos. Ainda bem. Afinal, é Natal, um tempo-memória da feliz realidade espiritual de elevação da humanidade quando o Filho de Deus ‘desceu’ para assumir a natureza humana. Natal merece e atrai a que tudo seja bem, reflexo do grande Bem que aconteceu para a humanidade. Obrigado a todos.

Encontros diversos, vai-vem por causa da missão. Tempo para ouvir. Pena é que não posso atender a todos como desejaria. Ainda é preciso fazer as contas com a limitação de saúde. Deus vai provendo. Glória a ele na saúde e da doença.
Quero agradecer a todos os que me ajudaram durante os tempos de provação. Que me acolherem, rezaram por mim. Estiveram por perto. E mesmo os que foram solidarios em silencio e a seu modo. Recordo com emoção os que participaram na formação WEB e evangelização. Um abraço ao Pedro, nosso lider, e aos colegas do curso. Rezem por mim. Sempre que puder, vou estar em contacto.

Ah, Vou terminar dizendo que presidi à Eucaristia de NATAL na paróquia de São Filipe, Apóstolo, na Achada de S. Filipe, Praia. Logo de manhã, a pequena capela, há pouco remodelada, foi-se enchendo de gente que veio celebrar o Natal de Jesus. Tudo era simples, mas respirava alegria e vida. Até tínhamos incenso, que deu um sinal de solenidade! Foi uma celebração DIGNA. Depois de quase um ano sem pároco, e animada por uma equipa de leigos, fiquei pensando na maravilha que se pode fazer quando os cristãos assumem o seu compromisso baptismal. O senhor Bispo D. Arlindo tem feito as vezes de pároco e de vez quando alguns padres ajudam a comunidade. A simplicidade daquele espaço de culto era a imagem da humildade de Belém.

VOTOS PARA O ANO NOVO: Que seja uma oportunidade para tu receberes mais bênçãos de Deus. Exige abertura da tua parte. E humildade também. E capacidade para aprender. Tenha em 2011 mais compromisso para seres uma bênção de Deus para o próximo. Que no novo aproveites todas as oportunidades para dares forma `as tuas esperanças e possas assim tornar realidade os sonhos fecundados pela fé no Senhor Jesus. Ámen. Seja feliz !


DESAFIO: Não fique apenas esperando que a tua família ou os amigos e colegas te façam feliz. Dá tu o primeiro passo neste novo ano. Que as lições do passado sejam pistas para um presente mais fecundo, construindo um futuro melhor.


Até 2011, se Deus quiser! Celebre a despedida com alegria e moderação. Dê graças a Deus!


PS 1: A mensagem do video foi gravada na lingua caboverdiana (crioulo caboverdiano)

PS 2: Estou na Ilha do Fogo, onde vim fazer um trabalho ligado ao Seminario de S. Jose e recolher dados para o website da Diocese.