Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

“As lições do passado, pistas para um presente mais fecundo”

FELIZ ANO NOVO
“As lições do passado, pistas para um presente mais fecundo”

Entrevista sobre o Natal ( (na Rua 5 de Julho)

Caro internauta

Estamos entre o fim e o início. Eu tenho estado ausente neste espaço virtual-real há algum tempo. Isso me deixou um pouco inquieto, confesso. É que nos meus planos propus-me fazer tempo para o meu blog. Mesmo que seja para dizer apenas par dizer‘Alô, como vai? Desejo-te um dia de luz e muita bênção do Senhor”. A verdade é que não tem sido possível. Algumas vezes foi por não ter acesso à internet. Mas as razões de fundo têm a ver com os muitos compromissos do tempo de Advento-Natal. Estive quase sempre conectado, mas não deu. Enfim... cá estou !

Ainda fiz a divulgação deste blog, mas ele vai passar a ser um espaço de encontro real com as pessoas que passam por ‘aqui’. Afinal, o virtual é real, não é? A quem vai passar a visitar este espaço, fica a promessa de um encontro regular, simples, aberto. Com momentos de oração também. De alguns pensamentos partilhados em clima de proximidade virtual. Afinal tudo isto é possível por causa da net, que é capaz de ajustar tempos e espaços e outras noções-realidades que agora possuem outras texturas, outros enquadramentos.

Voltando ao essencial desta ‘conversa’, muitas coisas me impediram de dar visibilidade aos meus pensamentos no blog: Actividades ligadas ao Seminário, coisas a organizar, e, sobretudo, o tempo dedicado ao website da diocese que está para ser lançado oficialmente na dia 3 de Janeiro, e que requer revisões e acertos vários a serem feitos. Vamos progredindo. Quando ele for lançado, o nosso leitor será nosso colaborador activo indicando que caminhos percorrer, que aspectos melhorar etc.

Estive também envolvido na transmissão da Missa da noite de Natal. Pela Rádio. Começou mal e não terminou bem porque parou pelo meio. Triste situação. Aprendemos a lição. No próximo ano será diferente. Para melhor.

A transmissão televisiva da Missa do Dia correu muito bem, para o bem de todos. Ainda bem. Afinal, é Natal, um tempo-memória da feliz realidade espiritual de elevação da humanidade quando o Filho de Deus ‘desceu’ para assumir a natureza humana. Natal merece e atrai a que tudo seja bem, reflexo do grande Bem que aconteceu para a humanidade. Obrigado a todos.

Encontros diversos, vai-vem por causa da missão. Tempo para ouvir. Pena é que não posso atender a todos como desejaria. Ainda é preciso fazer as contas com a limitação de saúde. Deus vai provendo. Glória a ele na saúde e da doença.
Quero agradecer a todos os que me ajudaram durante os tempos de provação. Que me acolherem, rezaram por mim. Estiveram por perto. E mesmo os que foram solidarios em silencio e a seu modo. Recordo com emoção os que participaram na formação WEB e evangelização. Um abraço ao Pedro, nosso lider, e aos colegas do curso. Rezem por mim. Sempre que puder, vou estar em contacto.

Ah, Vou terminar dizendo que presidi à Eucaristia de NATAL na paróquia de São Filipe, Apóstolo, na Achada de S. Filipe, Praia. Logo de manhã, a pequena capela, há pouco remodelada, foi-se enchendo de gente que veio celebrar o Natal de Jesus. Tudo era simples, mas respirava alegria e vida. Até tínhamos incenso, que deu um sinal de solenidade! Foi uma celebração DIGNA. Depois de quase um ano sem pároco, e animada por uma equipa de leigos, fiquei pensando na maravilha que se pode fazer quando os cristãos assumem o seu compromisso baptismal. O senhor Bispo D. Arlindo tem feito as vezes de pároco e de vez quando alguns padres ajudam a comunidade. A simplicidade daquele espaço de culto era a imagem da humildade de Belém.

VOTOS PARA O ANO NOVO: Que seja uma oportunidade para tu receberes mais bênçãos de Deus. Exige abertura da tua parte. E humildade também. E capacidade para aprender. Tenha em 2011 mais compromisso para seres uma bênção de Deus para o próximo. Que no novo aproveites todas as oportunidades para dares forma `as tuas esperanças e possas assim tornar realidade os sonhos fecundados pela fé no Senhor Jesus. Ámen. Seja feliz !


DESAFIO: Não fique apenas esperando que a tua família ou os amigos e colegas te façam feliz. Dá tu o primeiro passo neste novo ano. Que as lições do passado sejam pistas para um presente mais fecundo, construindo um futuro melhor.


Até 2011, se Deus quiser! Celebre a despedida com alegria e moderação. Dê graças a Deus!


PS 1: A mensagem do video foi gravada na lingua caboverdiana (crioulo caboverdiano)

PS 2: Estou na Ilha do Fogo, onde vim fazer um trabalho ligado ao Seminario de S. Jose e recolher dados para o website da Diocese.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

HISTÓRIA DO NATAL DIGITAL

Amig@
 Gostei muito deste video e decidi compartilha-lo com voce no meu  blog. Gostou ?


Ajuda-me a divulgar o meu blog.
Tell your friends about my blog: http://www.padrezeborja.blogspot.com/  Muito obrigado. Thank you very much.

A Web é criatura de Deus. Seja dominada!



A Web é criatura de Deus. Como o leão - Passe a comparação.  O leão pode fazer mal, mas não deixa de ser ‘criatura do Criador’. O homem pode dominar o leão. A Internet pode fazer mal. E faz. Mas pode e deve fazer o BEM. E faz. Muito. O homem pode dominá-la. E deve. E a Igreja, o que deve fazer perante essa nova criatura? A Igreja deve ama-la e usá-la para cumprir a Missão que lhe foi dada por JESUS: Evangelizar e renovar a face da Terra. Interessante. Nenhuma realidade humana tinha chegado tão amplamente à face da Terra como a Internet. Então é lógico pensar que não existe nada melhor para que a Web leve o recado de Deus aos homens e mulheres do nosso tempo, e levar os recados da pessoa humana a Deus através dos que acreditam em Jesus, O Mediador.
A Web é criatura de Deus. A missão do Rei da criação é dominá-la com inteligência. Para o bem comum. Para a felicidade, grande anseio do ser humano!

Através da Web acontece o fenómeno comunicativo de forma simples e complexa, local e universal. E agora isso faz-se nos fluxos comunicacionais da rede mundial de computadores. O que agora se alastra pelo mundo em tempo real, não deve assustar. A realidade das novas tecnologias de comunicação deve fazer pensar mais e levar o homem a contemplar a obra de Deus e aceitar os desafios lançados à Igreja e à humanidade toda. Há dias alguém falava da Web como um ‘mal necessário’. Vê-se que não é pensamento dos nativos digitais, para quem ESTE é o mundo que eles sempre conheceram. Com eles, demos graças a Deus pela tecnologia. Para quê o medo? O que pode ele produzir? Nada de bom. Por isso, eu acho que os Pais, Professores, TODOS os Educadores, ‘imigrantes digitais’, devemos acolher o mundo digital-virtual que é dimensão INTEGRANTE DA FAMILIA, da Escola e da Igreja. Para quê ‘letrar-se’ digitalmente? Não será para aprendermos a conhecer a Web e amá-la criticamente e usá-la mais e melhor. Usá-la segundo as exigências da sua linguagem e da cultura que gerou? No fundo, a WEB é uma cultura, mais do que ‘parte’ da cultura.
Santo Agostinho (se me lembro bem) dizia “ninguém ama o que não conhece”. Então, vamos conhecer cada dia um pouco mais o mundo desta nova cultura para podermos amá-lo. Não há outro jeito.
Cursos de formação sobre a WEB e que fazem a alfabetização para os novos ‘media’ são uma resposta às exigências da educação (em casa e na Igreja). Uma educação que vida conhecer a pessoa e o seu mundo, para ajudá-la a codificar qualquer mensagem modo que o habitante do continente digital possa entender. Este é o caminho. Inevitável. Ainda bem que temos tido o constante incentivo do Magistério da Igreja nas últimas décadas. Falta mais gente acreditar e começar a agir.
As palavras, o áudio e o vídeo e todos os dados que a Internet espalha por todo o mundo, é uma oportunidade para transformar o medo em vontade de conhecer o meio para melhor interagir com as gerações X e Y.
Caros Pais: Se um filho vosso viajar para uma terra distante, vocês não iriam vê-lo? Dito e feito: As crianças e os jovens de hoje são do novo continente, a Web. Só viajando para esse mundo digital os pais/educadores conseguem encontrar, conhecer e educar (interagir) eficazmente com os filhos/educandos.
Através da WEB (especialmente a 2.0 e 3.0) as mentes se animam, e as pessoas que acreditam na Boa Nova que é JESUS, decidem partilhar de modo criativo e humilde, as experiencias de fé que fazem o mundo um lugar onde ‘Deus se sinta em casa’. Não será então a WEB uma grande maravilha da criação? Não ordenou Deus que o homem dominasse sobre as aves do céu e os peixes do mar e sobre tudo o que existe? Agora que existe a Web, não deverá também ser dominada para glória de Deus? O que pensa disso?

(Pe. Jose A. Borja, PZB)
PS: Estamos unidos pel@ pela fé e pel@Web. Milagre das novas tecnologias.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A melhor versão de mim mesmo


Car@ internaut@
Ontem foi o terceiro Domingo do Advento, que avança rapidamente. Daqui a pouco é Natal. Talvez seja útil perguntar-me: como é que me tenho preparado para esse encontro com Deus que veio “me ver”? Tenho rezado mais? Progredi na prática das virtudes? Tenho sido mais serviçal, mais paciente, mais tolerante, mais atencioso para com outros em casa ou no local de trabalho? Tenho ouvido os apelos de Deus, ou eu é que lhe tenho dito o que seria melhor para mim? Enfim, sou eu hoje melhor do que na semana passada? Sou a melhor versão de mim mesmo?
Amig@, a melhor versão de mim só pode ser conseguido se eu deixar Deus me mudar pelo poder do Seu Espírito Santo. Se eu deixar o Espírito me moldar, eu crescerei espiritualmente, serei uma pessoa mais feliz, porque mais conforme à Imagem do meu Criador.
Alguém pode contrapor-me dizendo: “Mas, eu tenho encontrado tantos problemas, tenho falhado tanto… não consigo ser o que desejaria, isto é, o que eu sei que Deus quer que eu seja.
Car@ amig@, são muitos o que ficam presos em pensamentos como este, convencidos de que Deus se esqueceu delas, que não tem ajudado nem ouvido as duas preces. E por isso, decidiram que não podem fazer mais nada. Sem trabalho, sem apoio, sem carinho, sem esperança, tristes, enfim… Olha, cuidado. Este pensamentos podem ser uma cilada de Satanás, o inimigo de Deus e teu inimigo. É que apesar de te sentires ‘nada’, abandonado por Deus, pelos outros e “pelo destino”, lá no fundo sabes que queres adorar e servir a Deus e fazer d’Ele o Numero Um na tua vida. Isso mesmo. O Inimigo então faz-te pensar e sentir como o mais miserável das pessoas, incapaz de ter esperança e de sonhar com dias melhores. Aos poucos, podes acostumar-te em ser medíocre. Pensas que não poder ser o que Deus quer que tu sejas. Sabes, isso é mentira de Satanás, o pai da mentira, que te quer convencer de que o melhor mesmo é cruzar os braços e deixar a vida correr sem Deus. Que só tu bastas a ti mesmo. Isto é perigoso. Mata teu ser e a tua vida, tão precisosa. Sabias?
Na verdade, o que se passa é que cada pessoa foi criada com sede do Infinito e de grandes realizações na vida. Todos aspiramos, mesmo que inconscientemente, alcançar de alguma forma a perfeição em algo. Eu por mim, prefiro acreditar que o Modelo de perfeição humana é JESUS, Deus feito Homem. Mas quantas vezes sou tentado a pensar que é melhor não olha para JESUS como Modelo porque Ele é santo e eu pecador? Que o apelo “sede santos como o Pai celeste é santo” é um sonho impossível porque são tantos os nossos pecados e humanas fraquezas? Jesus, ao dizer “sem mim nada podeis fazer”, está dizendo: Vem a mim, tu que estás cansado e oprimido, e eu te darei descanso.
Amig@: estamos no Advento, tempo de Alegria e Esperança. Sorria à vida e comece a caminhar para Jesus e a PENSAR: o que eu espero de Deus, já é meu. Só me falta tomar posse. Então, agradeça antecipadamente porque o teu presente já está no depósito do Senhor. Prepara-te para o receber. Alegre-se desde já. Louava a DEus
Peregrin@: Confia no Senhor. Ele te ama. ELE cuida. És tu que estás distraíd@ pela doença, pela tristeza, por coisas que não deram certo, pelos problemas que te fecharam os olhos da alma e não pudeste Ver Deus na tua vida. Já imaginaste como seria de facto a tua vida sem JESUS por perto e dentro de ti? Por isso, hoje te coloco o mesmo desafio que me lanço: Ser paciente, ser aberto à inspiração de Deus, ser positivo. Quem morreu na Cruz por Ti, tambem pode colocar no coração e na mente um amor incondicional por ti que te ajuda a ser cada dia a melhor versão de ti mesmo. Hoje é um novo dia. O Senhor está contigo. AMEN!
Padre Jose A. Borja - PZB)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Minha fé me faz feliz


Car@ internaut@
Hoje venho partilhar contigo a letras duma música que gravei em 2001. Eu costumo recomendar aos cantores que leiam as palavras da música antes de começar a aprendê-las porque muitas vezes a atenção que damos à melodia e o cuidado para entoarmos as notas certas nos impedem de entender e meditar na mensagem escrita.
Espero então que esta mensagem te anime a louvar a Deus pela fé, te encoraje a aprofundá-la, na certeza que é Deus que opera a maravilha de crer n’Ele. A pessoa apenas se abre à luz do Espírito Santo para Responder a um Deus que chama sempre, chama com amor e não desiste de nos amar. Que bom!
Falando da fé, tema da música que vem a seguir, estou convencido de que mais importante do que saber definir a fé, é ser capaz de se maravilhar perante a beleza de se ter fé e saber que antes de a gente escolher Deus, foi Deus que nos escolheu e nos amou primeiro. E nos ama sempre. Isso não e maravilhoso?
Repara que o Advento nos convida a contemplar esta verdade simples e profunda: Para ensinar o ser humano a ser divino, Deus criativamente se fez homem. Assim fica mais fácil aprender a lição. E quando for a nossa vez de ser divino e “imitar Deus” na bondade parecer difícil demais, basta pensar no que representou para o Senhor “não se igualar da sua igualdade com Deus” e fazer-se semelhante a nós? Meu Deus !!Ser capaz de se maravilhar perante a beleza de acreditar já é um bom passo para depois procurar as razões da fé. Experimente agradecer hoje ao Senhor pelo dom da fé. E se achar que não a tem, reze: “Senhor, eu não creio. Que o Teu Espírito Santo me faça acreditar”. Ou, “eu creio, Senhor, mas aumenta a minha fé”. Ámen.(Padre José A. Borja - PZB)

Eu não sei ao certo quem é Deus
E o que é ter fé
Mas eu sei que a luz do meu Deus
Brilha em mim noite e dia
Não sei descrever seu amor
Só sei que vai muito além do que eu sei
E de qualquer sabedoria.


Refrão:
O meu Deus é o Deus de Abraão, de Isaac e Jacob
‘Aquele que é’ e liberta o Seu povo
Ele tem coração, é o Pai de Jesus, Ele é Bom
Seu Filho morreu por mim, mas está vivo.
É n’Ele que eu creio, eu creio sim,
minha fé me faz feliz


2). O Senhor disse a Abraão, o Pai na fé
Deixa a terra, tua casa e vai para onde Eu te mostrar
De ti grande povo farei, grande nome terás
Toda a Terra em ti será abençoada.

3) Moisés para longe se afastou, mas Deus o viu
Ao seu povo escravo no Egipto o mandou libertar
‘Aquele que é’ me enviou, Moisés disse ao faraó,
que não quis, mas Deus venceu e povo partiu

4) Minha fé me leva a amar a Deus e ao irmão
De que serve rezar, celebrar, se a fé não tem obras
A melhor oração é amar e abrir o coração
A quem crê e ao que não crê, pois Deus é Pai.

OBRIGADO, SENHOR, PELO DOM DE ACREDITAR EM TI COMO PAI QUE É INFINITO AMOR !
Thanks, GOD, for the grace of believing in you as a Father who is infinite Love.I know that you take good care of me. I'm distracted sometimes in such a way that I don't realize that. Please, God, make me always be aware of your loving care for me through JEsus Christ who came to show us who you really are.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Oração da manhã


BOM DIA, SENHOR, MEU DEUS

Bom dia, Senhor, meu Deus !
Tu me concedes mais 24 horas de vida.
Para eu trabalhar pelo Teu Reino
Como Teu colaborador.
Obrigado, Senhor,
Pensando bem, nem sei como Te agradecer
É uma grande bênção ser escolhido por Deus
E aceitar a escolha. Aceitar de coração aberto
Estou certo de que é puro dom do Teu amor, Senhor.
Ser colocado no circulo do Teu Amor.
EU creio em Deus Criador, criador que ama e recria
Que corrige, ajuda, perdoa
E indica o caminho da luz em cada dia que amanhece.
O caminho do perdão que liberta
É um caminho mais humano e mais difícil
(Mas vale a pena !!!)
Senhor, este é mais um dia!
É pura graça de Deus viver mais um dia
E poder fazer algo de Bom
Poder sorrir, Poder partilhar, Poder trabalhar
Poder rezar e pedir que o Teu Reino venha
Venha o mais depressa possível e renove a face da Terra
Trazendo mais alegria e esperança
Certeza da vitória da Vida sobre a morte
Da Paz sobre a guerra
Do Amor sobre o ódio. Sim, do Amor sobre o ódio.
Que eu Te imite, Senhor, Meu Deus,
No limite das minhas forças.
Pela tua Graça, Senhor JESUS,
Seja eu hoje, capaz de Rezar mais. UM pouco mais.
E acreditar que amanhã será mais um dom da Tua graça
E pela graça viverei melhor, com os dons da terra,
e sobretudo apreciando os dons celestes, os valores eternos.
E Te louvarei em casa e no trabalho
o mais que puder fazer, porque tudo é por Teu Infinito Amor!
Obrigado, Jesus, por mais este dia
E faz com que o meu coração se sintonize com o Teu
Mesmo quando as sombras invadem o céu
Quando me assaltam as dúvidas sobre o futuro
E o inimigo me faz pensar que já nada tem mais jeito.
Senhor, obrigado pelo novo Dia. Eu estou na palma da Tua mão.
E por isso, estou bem!. QUE bom, Senhor, que Tu és o meu Senhor. Ámen.
(Padre Zé Álvaro Borja – PZ)


DESAFIO: O que posso fazer hoje como um sacrifício agradável a Deus meu Pai?
CHALLENGE: What can I do today as a sacrifice acceptable to God my Father?


N ta dizejau un dia abensua-bu pa Nhor Des. Agradice NHos Des
May God bless your day. Be thankful.
Que le Bom Dieu te benisse.
Il Signore ti benedica.
Que o Senhor te abencoe. Seja-lhe agradecido.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

The Advent unites Past, Present and future



A new liturgical year began last Sunday. Some changes could be seen at the Church: the purple color, the Advent wreath, in some cases, a banner announcing what John the Baptist had proclaimed in the desert like a thunder: “make the road straight for God” or “Jesus is coming”. These are very appealing signs that help God’s people enter a new season with good faith disposition and great passion for what God has done for the mankind. Are you grateful for this unique God’s blessing?
Last Sunday, at midday, in the beginning of the liturgical year, the Holy Father appeared at the window of his apartment to pray the Angelus with faithful gathered in St. Peter's Square as usual. What he read touched me profoundly.

I found very interesting and profound the Pope’s meditation, specially because lately I’ve been thinking a lot about the dual nature of the period of Advent. We all hear and read about Jesus’ first coming in great humility in Bethlehem, The Son of God laid down in a manger. What about the other aspect, His glorious return? Yes, Jesus will come 'to judge the living and
the dead". So, in both senses, there’s an "expectation" that is crucial to experience the Advent message. We expect Jesus like people has expected the Son of God as the promised Messiah, and we also have "expectation" regarding his second coming, no longer as a fragile child, but as a mighty LORD.
Did you ever think how this perspective can chance the way we can live Advent? Being aware of theses two sides of Advent we can easily take a look on the way we live out our faith. Maybe we can start acting more as adults looking forward not to the Christmas external aspects, but rather to understand the spiritual meaning of the Son of man becoming Human with all its consequences (but sin) and wonder how this same Jesus will come in glory as the LORD of the Universe. Yes, this is an important side of Advent. It’s our future anticipated by Jesus now, so we can increase our hope and faith deeds. I find this very powerful and exciting.
Please, as a companion in this faith journey, allow me to share with you some aspects of the Pope’s message about Advent.
1. Expectation…“Expectation is a profoundly human aspect in which the faith becomes, so to say, a single thing with our flesh and our heart.

"Expectation is present in many situations, from the smallest and most insignificant to the most important". These include "a couple expecting a child; awaiting a relative
or friend who comes to visit us from far way; ... the expectation of the result of some decisive examination; (…) We could say that man is alive so long as he expects, so long as hope remains alive his heart”.

2. Preparation for Christmas“W what do I expect?”. This same question can be posed at the level of the family, the community, the nation. What do we expect together? What unites our aspirations, what brings us together?" In this context, Benedict XVI recalled how "in Israel in the period prior to Jesus' birth there was a very strong expectation of the Messiah,...who would free the people from all moral and political slavery and establish the Kingdom of God.

3. JESUS: born the Virgin Mary, the woman of Advent"But no-one could have imagined that the Messiah would be born of a humble
girl like Mary, who had been promised in marriage to the good Joseph.
Neither could she have imagined it; yet in her heart the expectation of the
Saviour was so great, her faith and hope so ardent, that in her He could
find a worthy mother. ... There is a mysterious correspondence between the
expectation of God and that of Mary, the creature 'full of grace'.

4. Invitation “Let us learn from her, the woman of Advent, to live daily life with a new spirit, with
feelings of profound expectation which only the coming of God can satisfy". (…)
May the future of the world become the civilization of love and of life".
(Pope Benedict XVI).

Edited by Pe. José Álvaro Borja (PZB)

Clip da musica Es oferta, na Missa de Santa Catarina


Caro internauta
Pensei colocar neste blog um clip amador de uma musica minha (Ês oferta), com arranjo vocal do Pe. José Constantina Bento, que também dirigiu o grupo coral da Paroquia de Santa Catarina, na Igreja de Baixo, Santa Catarina. Infelizmente, nao consegui fazer o download. Vou tentar de de novo. Alguma dica?
Votos de uma boa caminhada para encontrar Jesus que já veio ao nosso encontro. A Oração é o melhor meio par encontrar Jesus, pelo poder do Espírito Santo que faz a verdadeira oração acontecer. A caridade é a melhor forma de revelar esse encontro que transforma vidas. Let us pray for each other in this Advent season. Tenha então um Advento de muita oração e caridade. BOM ADVENTO e FELIZ NATAL. Padre Ze Alvaro Borja(PZE

terça-feira, 30 de novembro de 2010

AS DUAS VINDAS DO SENHOR

Novo Ano litúrgico. Nova cor.
ADVENTO Nova Alegria. Nova Esperança.


“ Cada ano o Advento vem despertar-nos para a consciência e a responsabilidade de estarmos entre a primeira e a segunda vinda do Senhor. O que isto significa para mim HOJE?”


Entrando em qualquer Igreja Católica, a partir do dia 28 de Novembro, reparamos que algo mudou. Uma nova cor domina o ambiente. Passamos do verde ao roxo, cor própria do ADVENTO. Advento é um novo tempo litúrgico que nos oferece a chance de preparação para o Natal do Senhor. E não só.
No Advento, embora esteja presente a dimensão penitencial (vital para a vida cristã) o que constitui a tónica é o binómio: ESPERANÇA E ALEGRIA. Os cristãos colocam-se numa atitude de espera do Senhor que veio, que vem e virá. Sim, no Advento nossos olhos devem ir além do 25 de Dezembro para antever a beleza e o desafio de preparar o encontro com o Senhor Jesus que virá no fim dos tempos, cheio de glória e de poder.

Se já sabe que Jesus na sua primeira vinda, assumiu a natureza humana, isto é, Ele se fez homem pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria, então já pode ver que temos aqui um contraste com o outro aspecto deste tempo litúrgico: a segunda vinda do Senhor. O Senhor virá. E em cada Natal é nisto também que se deve meditar. E esta meditação traz à memória a história da concepção e do nascimento de Jesus ao mesmo tempo que faz ressoar nos ouvidos e no coração dos ‘ouvintes’ na liturgia: Acorda! já é tempo de nos levantarmos do sono. O Dia já vem adiantado. Abandonemos as obras das trevas. Aqui está naturalmente, o apelo a praticar com perseverança as obras da luz. E nessa prática, com a força e a luz da fé, o cristão está a preparar a vinda gloriosa do Senhor. As duas vindas formam uma única realidade: a de JESUS, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que na primeira vinda se fez Criança, apresentando-se em tudo igual a nós excepto no pecado, e na segunda vinda, glorioso, virá julgar os vivos e os mortos e o seu Reino não terá fim. Já pensou nisto antes? Muito bem!
Ao clamar Maranatha - Vem, Senhor Jesus – o cristão antecipa e se prepara espiritualmente para acolher JESUS ama cada Natal representado no Presépio de Belém, mas também com isso ele aproxima aquele tempo em que Deus será tudo em todos, e a glória do Senhor brilhará, em oposição à simplicidade do presépio.
O Advento tem, portanto, estas duas dimensões, contrastantes e complementares. É preciso equilibrar os pratos da balança. Tomara que não fiquemos pela emoção das luzes e de tanta publicidade mercantilista. Senão, não vivemos nem a beleza do primeiro NATAL, Dom de Deus, nem a responsabilidade de agir na fé, e antecipar a Segunda vinda do Senhor.
Pensar nestas duas facetas do Advento, tem-me feito pensar que posso corresponder melhor ao que Deus quer de mim hoje.
BOM ADVENTO PRA VOCE E SUA FAMILIA A CAMINHO DO NATAL.

Padre José Álvaro BORJA.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Rezar ... Entregar-se

Rezar. Orar. Meditar. Falar. Contemplar. Cantar. Silenciar. Estar, simplesmente estar na presença do Senhor. Etc. Quantas vezes e de quantos modos uma pessoa pode fazer a experiência de Deus? Não sei o seu caso, mas cada dia aprendo a ver a vida em si mesma como uma janela para se ver Deus, relacionar-me com Ele. Depois de tentar caminhos complicados, que exigem muita preparação ou regras que eu coloco ou até às vezes imponho ao Senhor, a experiência de DEUS na minha vida mudou ultimamente. Para melhor, eu creio.
Tenho experimentado com surpresa e serena alegria, o acto de rezar como um acto de confiança na acção de Deus que supera a minha disposição psicológica ou os meus sentimentos, as minhas razões e condições. É um acto de amor. Gesto de entrega.
Tendo feito essa caminhada interior, agora, se estou bem disposto, rezo. Se não estou, rezo na mesma. Rezo quando estou tristeza e quando sinto alegria. Se sou amado ou desprezado. Rezo, independentemente de perceber ou não a resposta de Deus. Deus também fala no silêncio. O Espíritp Santo sopra onde Quer. Quando quer. Às vezes demora. Será? O que é certo é que Deus surpreende. Pensas encontrá-lo nesta esquina que você quer, e afinal, Ele já vai longe por outro caminho. Ou está tão perto do que eu penso. Não serão estes ‘desvios’ de Deus a consequência de uma oração em que eu manda em Deus, em vez de deixá-lo ser o Senhor como Ele realmente é?
Convencido estou de que a constância da oração-entrega tem dado um fruto excelente: a certeza da presença de um Deus que cuida e salva, além das minhas percepções e avaliações. Sobretudo, além do que eu mereço.
Não tem sido fácil. É um êxodo atribulado para um Apocalispe (uma revelação necessária)

Continuo tentando. Não importa se hoje eu falho. Tento de novo. Como tudo na vida, é preciso fazer caminho. E vou educando o meu coração, a minha mente e inteligência na certeza de que Deus me ouve porque me ama. Ouve quando corrige, avisa, ‘castiga’. Rezo pela certeza de que Ele me ama não porque sou bom (Só Deus é), mas para eu ser bom’, santo como Ele é. Agora acredito que Deus é Pai Providente, que Ele me vê e conhece as minhas necessidades e fraquezas. Por isso me abandono a Ele. Muito mais do que eu mesmo me conheço, Deus me conhece e cuida de mim. Venha tudo: doença, incompreensão, tristeza, desanimo, inimigos, sombras…, é na oração que vou tendo a certeza dessa infinita presença materna do Pai Eterno. Faz sentido? Qual é a sua experiência? (PZé Borja)