Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Eu tenho tentado partilhar convicções, ideias... Era pra fazer mais vezes. Todos os dias. Você pode ajudar. Não tenho feito tanto quanto desajaria. Quem sabe você pode ajudar partilhando também. Sua partilha pode ajudar-me a escrever mais. Que a interatividade nos ajude a comunicar melhor, na humildade que partilha e sente que cresce com os outros.

·                                * Chegou e passou aí a quarta feira de Cinzas. Dia de jejum (de comida) e abstinencia (da carne). Mas é mais do que isso. Felizmente Dom Arlindo foi muito claro ao lembrar que por tradição fazemos abstinência da carne que representa um alimento rico, que pode ser mantido, mas não é absoluto. É preciso cada um ver o que realmente representa um gesto de renúncia e auto-domínio. A capacidade de adiar a satisfação de um desejo é sinal de maturidade. também de solidariedade e um gesto de se por na pele do irmão que quase sempre nao tem ... Dizia que CINZAS passou, mas é actual na lição que deixou. Ensina que somos mortais, humanos com sede de infinito, e por isso, essa ânsia de Deus nos impelo ao alto, ao Alto.Disse no Facebook que as tradições ´gastronómicas´ e culturais de Santiago já não ajudam a entrar na dinâmica do perfil religioso penitencial proposto pela Igreja Católica. Defendem uma abundância nefasta a todos os títulos. Ofende os pobres desvalidos... Agora em que há FESTIVAL de Cinzas, tudo ficou MUITO mais complicado. MAs Cabo VErde precisava ainda de mais uma feira, mais um festival e mais ´barulho de mercado´? Não seria socialmente benéfico PARAR um pouco e repensar o seu destino...pessoal, familiar, social, sua relação com Deus? Estou em crer que agora, no tempo mais firme da Quaresma pode cada um pensar no valor de uma cultua de silêncio, reflexão, oraçao, menos comida, menos bebida que escraviza. Numa palavra, uma cultura menos materialista. Como tornar mais cristã a nossa cultura que nasceu num ambiente cristão? Quando ´Cinzas´ e toda a quaresma rimarem com contenção de despesas e vãs correrias, a sociedade dá um salto de qualidade porque a vida é mais do que «ganhá, gastá, passá sab».  Sacrificio, oraçao, partilha e atenção ao outro são factores de felicidade. Quer experientar um deles? Este é o tempo favorável. Porque nao fazer deste ano/tempo um momento do teu reencontro intenso e constante com o teu Criador e Salvador JESUS? (PZB)

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Oração para a Quaresma

Eu tenho tentado partilhar convicções, ideias... Era pra fazer mais vezes. Todos os dias. Você pode ajudar. Não tenho feito tanto quanto desajaria. Quem sabe você pode ajudar partilhando também. Sua partilha pode despertar-me para algo que me possa motivar escrever. Afinal estamos na era do conhecimento partilhado porque estimulado pela interatividade.




Achei bonita esta oração e proponho que ela meu POST

Oração para a Quaresma
Pai nosso, que estais no Céu,
durante esta época de arrependimento,
tende misericórdia de nós.
Com nossa oração, nosso jejum
e nossas boas obras, transformai o nosso egoísmo
em generosidade.

Abri nossos corações à vossa Palavra,
curai as nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.
Que transformemos a escuridão
e a dor em vida e alegria.
Concedei-nos estas coisas
por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amen.


Sejam os dias preparatórios da Páscoa do Senhor.
PZe




ouvi, sim

Eu tenho tentado partilhar convicções, ideias... Você pode ajudar partilhando também. Sua partilha pode despertar-me para algo que me possa motivar escrever. Obrigado.

Ouvi, sim. Algo mexeu comigo. Com o meu eu profundo.
Foi de Deus. Sei.Claramente. Inequivocamente.
O porquê se ser assim é que não sei…muito bem.
Coisas da absoluta liberdade de Deus. Activou minha inteligência
e o coração. Com alegria e determinação.

Na simplidade dos pobres de Javé.
Abertos aos outros. Ao Outro.
Daqui. Aqui. Transcendente. Ominpresente.

Mas sobretudo, AMOR. Para fazer-se achar, desceu.
Encurtou o caminho para Ele. Reparou?
E que vou fazer agora?
Meu coração me ensinou
Escutei. De novo.
Na simplicidade do Diálogo.
Colóquio com o Pai, o Filho
E o Espírito Santo.
Unidade indivisível. Amor.

Então, forças em mim se reuniram
Um eco se fez em mim. E saí.
Motivado por dentro.
Tinha que sair. Ardia o fulgor

Fervor do anúncio de Cristo.
Senhor. Servo. Servidor. Salvador.
Estranho…
Encontrei. A PAZ

Que tentei- E quis dar
Doando.me.
Imperfeitamente.
Mas com a graça de Deus.
E com o apoio de tantos irmãos.
Discípulos-Apóstolos.
Em potencia. Mas reais.

Abertos. Fraternos. Pelo Reino
Com Maria
Que indica o caminho
Porque a Palavra gerada.
Foi discípula. Seguiu O CAMINHO:
JESUS. SÒ JESUS.
AMÉN.

P:Ze Borja