Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Adeus, P. Bernardo e muito obrigado por tudo. Descanse em Paz a sua alma.

Eu tenho tentado partilhar convicções, ideias... Era pra fazer mais vezes. Todos os dias. Você pode ajudar. Não tenho feito tanto quanto desajaria. Quem sabe você pode ajudar partilhando também. Sua partilha pode despertar-me para algo que me possa motivar escrever. Afinal estamos na era do conhecimento partilhado porque estimulado pela interatividade.

Morreu ontem na Itália o Padre Bernardo Vaschetto, aos 75 anos de idade. Partiu para a casa do Pai depois de muito sofrer. Deixou de algum modo órfãs as comunidades cabo-verdianas nos EUA, especialmente Boston, Brockton, Scituate e New Bedford. Todas estão tristes e recordam as bênçãos que Deus lhes deu através do Padre Bernardo.


O Pe. Bernardo chegou a Cabo Verde em 1970. Trabalhou na ilha do Fogo e foi transferido 3 anos depois para S. Nicolau onde esteve até 1978. De volta à Itália, permaneceu aí uns anos e veio para os EUA em 15 de Julho de 1981. Foi incansável, dia e noite, em situações de alegria e de tristeza. Acompanhou as famílias, animou jovens, formou catequistas, fez retiros, etc.

SOFRIA, MAS ERA SORRIDENTE, amável, de bom coração, aberto a todos. Os emigrantes e quantos dele se aproximavam tinham nele um amparo certo. Sabia fazer as pessoas se sentirem em casa. Trabalhou com os jovens, que se recordam da sua atitude simples de atrair e agradar, sem deixar de ser exigente na liturgia e na formação da vida espiritual. Liderou muitas peregrinações aos santuários Marianos de Portugal, Itália e França. Muitas vezes foi também à Terra Santa.

O Pe. Bernardo marcou muita gente. Pessoas individualmente, grupos e famílias. Homens e mulheres formados na fé para o serviço da comunidade cristã e da sociedade em geral hoje devem a sua vivência espiritual ao paciente trabalho de formação cristã do Padre Bernardo e da equipa de padres que serviram a comunidade desde a chegada dos capuchinhos.

HOMEM DE CULTURA, ele publicou em 1987 um livro sobre a história da Igreja e sobre a cultura cabo-verdiana. Cheio de detalhes, muita gente pode sentir-se identificada com esse livro volumoso, porque o Pe. Bernardo é um homem de detalhes. Pesquisou em 8 bibliotecas (Lisboa, Paris e Roma, onde vasculhou os arquivos da Ordem…), mas ouviu primeiro as bibliotecas vivas, «guentis grandi» de S. Nicolau e de outras paragens para escrever o que o tempo leva quando a pessoa desaparece. Um homem admirável. De si mesmo dizia: ´coitado di mi. Mi é um pobre pecador ´. Isto é próprio de quem tem grande estatura moral e espiritual.

TESTEMUNHO PESSOAL

Eu (Pe. Zé) devo muito ao padre Bernardo que, depois do Padre Pio, foi quem melhor me acolheu de 2000 a 2004. Ele me encorajou nos momentos mais difíceis da doença e da vida. Com carinho me chamava Pe. Zezinho de Cabo Verde. Longe de mim merecer esse título, mas o que sobressaía era o desejo de estar próximo e fazer a pessoa caminhar, amparado pela caridade fraterna. Ao levantar o polegar, transmitia o lado positivo da vida e dizia a quem ele encontrava: ´Number One´ – Número um, referindo-se à pessoa. Assim era o Pe Bernardo.

Desejava tanto um dia poder rever o meu grande amigo P. Bernardo. Não pude, infelizmente. Agora, rezo por ele e agradeço a Deus por ter colocado na minha vida o sincero, simples, amigo, amável, inteligente e santo Padre Bernardo.

MORRER ENTRE OS CABO-VERDIANOS

O Pe. Bernardo queria viver e morrer entre os cabo-verdianos. O Senhor quis de outro jeito. Deus tem sempre razão. Obediente que sempre foi, o Padre BErnardo, mesmo sofrendo (e sofreu tantas incompreensões e injustiças, muitas pela defesa do povo e da cultura cabo-verdiana – dizia, ele certamente oferecia o sofrimento ao Pai.

Aos irmãos capuchinhos os nossos pêsames e união espiritual.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Foto com o Padre Lino(dir) e o Padre Bernardo. Dois amigos que apoiaram enquanto estive nos EUA. Deus vos pague, amigos. Muita saúde e PAz no vosso coração.

A Paz para ti, caro internauta

É com alegria que partilho com os amigos do meu blog algumas palavras sobre um novo CD que vai ser uma compilação de músicas em Português que estão nos meus 6 CDs (sendo 2 tipo single).
As 15 músicas dessa compilação foram escolhidas por dezenas de pessoas que têm os meus CDs e ouvem com alegria as minhas músicas e me incentivam nesta forma de evangelização. Como em toda escolha, umas coisas ficam dentro e outras fora. Eu mesmo achei que certas músicas mereceriam estar nesta selecção, mas não foram escolhidas. Estas 15 tiveram mais impacto em quem as indicou. O Espírito Santo fez ressoar no coração algo que ultrapassa a letra e a melodia. È natural. Ele sopre onde e como quer. Ainda bem.

Um outro CD poderá vir à luz para trazer a selecção de músicas em crioulo cabo-verdiano.

Porquê uma compilação a começar pelas músicas em Português? É para compartilhar com mais pessoas o que algumas já conhecem. Queria compartilhar com os cristãos do Brasil, de Portugal e dos países africanos que têm o Português como Língua Oficial e ainda com aqueles que entendem a língua de Camões, nossa herança comum.

O Concílio Vaticano, há quase 50 anos incentivou a diversidade no apostolado. Felizmente vai crescendo em número e qualidade os missionários activos no apostolado pela música. Tomara que abra espaço para a Palavra ser ouvida, meditada e vivida.

Algumas canções deste CD são excertos da Palavra que foram revestidas de melodia. O ouvinte saberá avaliar se fui ou não feliz na escolha da roupagem. A Palavra de Deus é que é vida. Não a música. E se esta for boa serva, terá cumprido o seu dever. É para isso que humildemente espero que sirvam estas músicas. Ao menos algumas.

É meu desejo apresentar em 2012 um CD com músicas inéditas por ocasião dos 25 anos da minha ordenação sacerdotal (28 de Junho). Ser padre é um dom de Deus que só pode ser sustentado pela infinita misericórdia do mesmo Deus e Pai, Fonte de todas as bênçãos. Cada dia peço a união espiritual dos que acreditam em Jesus, Rosto humano que veio revelar o Amor divino.

Padre Zé Álvaro Borja

Eu tenho tentado partilhar convicções, ideias...Quem sabe você pode ajudar partilhando também. Sua partilha pode despertar-me para algo que me possa motivar escrever. Afinal estamos na era do conhecimento partilhado por causa da interatividade da web 2.0

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Entre o virtual e o presencial

Pode calhar que alguém visite este meu blog
- Já agora, você que só hoje abriu o meu blog deve estar surpreso -
 Pela ausência de posts actualizados.
Tem razão.
Algum comentário, entretanto hoje vou deixar
Não pra justificar essa ausência…


Passa muito tempo sem que eu partilhe algo.
(Ah preciso ver o setting
Pra poder receber os comentários
Dos meus seguidores. Poucos. Obrigado!.)
Obrigado pela partilha que me proporcionam
Através do estímulo á comunicação digital. Quando dá…
Existem outros encontros
Não dá pra não existir.
Pois se é verdade que os encontros virtuais
E as comunicações via digital
Com interface não humana
Melhor, não presencial
- dizia se essas comunicações se multiplicam
Diria que elas são no fundo
Reflexo da sede bem profundamente humana,
A do encontro como outro

Que me faz revelar meu eu
Revê-lo de outra forma , de outro jeito
Com outras lentes
Outra leitura do meu Perfil, diria.
Perfil virtual que precisa ter consistência real

Para que a unidade da identidade pessoal aconteça
E o outro que digitalmente me vê e comigo se comunica
Possa realmente encontrar o outro
Numa realidade virtual
Que tem alguma consistência com o real´pessoal´…como dizer?!

Em resumo: O nosso perfil digital não seja tal
Que a minha realidade real
Seja irreal. E o outro encontre apenas uma ´entidade digital´.
Esse encontro real e virtual devem estar em diálogo.
Desta vez aproveito a ausência digital
Para acentuar a presença não virtual.

Alguns chamam de encontro presencial
Experiencia presencial…
Sim, uma vez que a Net nos liga precisamente em rede
E nos liga on line, proporcionando-nos encontros reais-virtuais
Reais porque existem e não são fictícios
Virtuais porque o outro está apenas on line. Mas existe.
Esse encontro existe
Na forma digital da presença humana
Que se busca em cada encontro
Real, virtual
Virtual – real
Sempre
Este é o nosso mundo
Amanhã que mundo será?
Onde o real é mais virtual?
E só o virtual é real? NÃO SEI.

Tempos virão em que o tempo ainda mais fortemente
Esses conceitos vão trocar de estatuto?
PZe



ENTRE NÓS

Passei uns dias em comunicação real durante curtas férias
com algumas sobrinhas. Teenagers!
Férias. Necessárias. Poucas. Sem a mediação digital
Numa experiencia de contacto inter pessoal

Com seus limites e suas maravilhas
Com o sabor da inter ou entre-ajuda
Do relax, da piscina, do mar, das compras essenciais
Dos nossos pratos experimentais (?), reais.

De aceitação dos limites e potencialidades de cada uma
De conversa, do silencio.
Do terço e dos salmos
E das antífonas (breves). Cantadas. E dos Actos de fé, esperança e caridade
Em ritmo adulto e adolescente. Real. Encontro com Deus, alimento do espírito

Como disseram minhas sobrinhas…
Partilha real de amizade e ser-família vivida
No silêncio real e na música e na mensagem sui generis
De uma ilha onde muito do real
Parece ser realidade virtual…
No TV, No internet.
Para quem parece ser ´mais digital´, o fim foi a volta ao real.
Que algumas vezes parece virtual
E pede o real da ilha do Maio em tempo de férias. Reais.
Até quando mais um post virtual?
Não sei… Entretanto, encontros presenciais vão acontecendo. É a vida. Real.
PZe

----
Eu tenho tentado partilhar convicções, ideias... Era pra fazer mais vezes. Todos os dias. Você pode ajudar. Não tenho feito tanto quanto desajaria. Quem sabe você pode ajudar partilhando também. Sua partilha pode despertar-me para algo que me possa motivar escrever. Afinal estamos na era do conhecimento partilhado porque estimulado pela interatividade.

interactividade

Eu tenho tentado partilhar convicções, ideias... Era pra fazer mais vezes. Todos os dias. Você pode ajudar. Não tenho feito tanto quanto desajaria. Quem sabe você pode ajudar partilhando também. Sua partilha pode despertar-me para algo que me possa motivar a escrever. Afinal estamos na era do conhecimento partilhado porque estimulado pela interatividade.

domingo, 5 de junho de 2011

o remédio: A Palavra que faz acontecer

SALVE

Hoje voltei.
Como o filho pródigo. Pródigo é ele ou o Pai. Os dois? O pai, de certeza.
O filho, se calhar, aprendeu uma outra prodigalidade: a de pensar mais em Deus antes de tomar decisões contra Deus.
Reparou numa coisa? Eu sim. Quando a gente toma uma decisão contra a lei (o AMOR) de Deus, nada dá certo.
Parece dar.
No ininio.
E a gente pode se entusiasmar.,
Depois, é a desilusao
as luzes vao prendendo brilho
a auto-estima em queda livre
Porque o esperado nao é conseguido na medida do desejado....
E vem o 'Talvez' , o quem sabe
E às vezes se vê claramente que tudo falhou
ou muita coisa falhou, veio a escuridao e o FRACASSO
porque a gente se desconectou da fonte.
Nao era o aparelho que estava estragado.
Faltava apenas ligar...
Ligar-se com o Criador.
Ele que nos fez e nos conhece...
Se estamos funcinando mal
a 'receita' especialidada
está no
Manual.
Disse Manual? Sim, é a Biblia...
Ha mais coisas
Mas começando por ai
vamos dar ao lugar
certo
à pessoa certa.
Adivinha: Vamos chegar NELE
DEus, principio e fim
Meio, processo.
E chegando N'Ele
chegamos a nós mesmos.
Refeitos....
Quer tentar?
Leia hoje a Biblia.
Comece pelo Evangelho
E nao pare nunca mais...
Se a moda pegar, vai ser uma renovaçao de vida por ai...
Alguem há-de perguntar...O que é que está acontecendo
E voce nao precisará perguntar a outros...
Você mesmo dirá o que foi que aconteceu.....
E hoje que vai começar?
Amanhã
poderá
ser tarde....demais.
Ou nao?
Abraço em JESUS-LUZ.

Diz qualquer coisas...partilhe. EU agradeço.



-------------------
Eu tenho tentado partilhar convicções, ideias... Era pra fazer mais vezes. Todos os dias. Não tenho feito tanto quanto desajaria. Você pode ajudar. Sabe como? Partilhando também. Faça comentários. A sua partilha pode despertar-me para algo que me possa motivar escrever. Afinal estamos na era do conhecimento partilhado porque estimulado pela interatividade. Aceita?

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Meu Deus, tanto tempo

Hello
Faz tanto tempo que nos me comunico por este blog. Dsculpe.
Sempre estive em estado de comunicação por outros meios.
Este nao devia faltar.
Um dia desses vou escrever sobre a comunicaçao na era digital, inspirando-me na mensagem do Papa.
Melhor, vou colocar extractos da mensagem que mexeram comigo.
Se puder, comente.
Se nao, alimente-se dee algo dessa mensagem.
Aliás, O Papa diz que a verdade é alimento.
Já sabiamos, mas ele fez bem em nis lembrar
que a verdade nao depende do critério : " audiencia".
Nao é entretenimento.
Nao dá pra ser mitigada.
Interessante,
Dá que pensar.
Até qualquer dia.
Entreetanto, comunique-se.
Sempre. Melhor,
Diversificadamente.
Use a ferramenta digital.
MAs nao se esqueça da PESSOA.
Directamente, olho no olho.
YEs,

Seja Jesus a tua inspiraçao.
Ele fazia isso.
FAZ.
Amen

Pescadores de homens 2 | Why not priest

Pescadores de homens 2 Why not priest