Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A FACE DE DEUS

A face de Deus



Depois de uns dias, vou finalmente, partilhar hoje a seguinte mensagem, que li algures...

Havia um menino que queria se encontrar com Deus.

Um dia foi brincar num parque. Encontrou um velhinho sentado num banco. O menino sentou-se junto dele. Ia tomar um gole de refrigerante, quando resolveu oferecer-lhe um pastel. O velhinho, muito agradecido, aceitou e sorriu para o menino. O seu sorriso era tão incrível que o menino quis vê-lo sorrir de novo; então ofereceu ao velhinho o refrigerante. Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino. Mais tarde o menino voltou para casa e deu um grande abraço no velhinho. Aí, o velhinho deu-lhe o maior sorriso de todos. Quando o menino entrou em casa a mãe perguntou-lhe:

- O que foi que te deixou tão feliz assim?

- Passei a tarde com Deus. Sabe, Ele tem o mais lindo sorriso que eu vi? Enquanto isso, o velhinho chegou em casa e seu filho perguntou:

- Por onde você esteve que está tão feliz?

- Passei a tarde com Deus. Sabia que Ele é mais jovem do que eu pensava?

Eu achei tão interessante esta história. Faz suspirar e contemplar. É simples. Profunda. Eleva o pensamento e denuncia a limitação de um humanismo puramente horizontal. O leitor já deve ter feito a sua interpretação e criado uma imagem própria a partir destes dados. Que bom!!!

Esta historia diz-me que compensa ver a face de Deus em todo o ser humano. Há reflexos de Deus na natureza. Mas no ser humano vê-se a sua FACE. Em qualquer um. De todo o tempo e lugar. De qualquer cultura, raça, cor ou opção religiosa e política. A revelação dessa imagem de Deus-em-nós é que pode toma formas diversas, conforme a formação filosófica ou religiosa de cada um. Seja qual for, haja tolerância, pois assim o homem cresce na humanidade que tem reflexos do Infinito. Para os crentes, tem os reflexos de um Deus criador. Solidário. Que ama e se entrega, autorevelando-se no Seu filho, Jesus, Homem-Deus.

FALANDO EM JESUS, acredito que depois que ele veio ao mundo, tornando-se a imagem visível do Deus invisível, o caminho para a revelação da presença divina ficou mais fácil. Sim, podemos ver Deus porque Deus veio nos ver primeiro. É isso mesmo que diz o evangelista S. João” Que Deus nos amou primeiro”… quando ainda éramos pecadores. E é isso que eu acho que mudou (pode mudar) a face da religião e do mundo. Aspira-se ao Alto porque o Altíssimo desceu. Incarnou-se.

E se nos educarmos para essa capacidade de transformar os nossos olhos e o nosso coração em lentes potentes para decifrar esse código divino universal em cada um, então os encontros humanos podem ser reveladores. Reveladores de Deus no outro. E do outro em Deus.

O SENHOR JESUS, O CRISTO, não se ‘valeu da sua igualdade com Deus, nas aniquilou-se a Si próprio tornando-se semelhante aos homens…menos no pecado”. Esta mensagem da sagrada escritura traz uma lógica interna forte, independentemente da materialidade ou intensidade do CRER, embora o acto de Crer facilite e fundamente esa este modo de ver. E de viver. E de sorrir.

Essa lógica aponta para o valor do outro enquanto ser digno de amor. E Deus veio dar o exemplo, a acção-decisao de ‘descer’para que o homem, irmão, pudesse ‘subir’. E assim, o ser humano igualar-se ao próximo que ‘nesta lógica, deve descobrir em cada um, mais ou menos jovem, a imagem de um DEUS que amou. Ama. E amará.

E TU, O QUE ACHASTE DA HISTORIA?

P.S: Continuação de um ano de PAZ e muita LUZ no seu coração. Feche os olhos por um instante e sinta-se abraçado por Deus que te sorri. Retribua cada dia muitos sorrisos ao irmão…digo, a Deus. A Deus pelo irmão. Ao irmão para Deus. Que sei eu?!!

PZBorja

Um comentário:

  1. Caro PZ
    É um post veramente fantástico!
    Como seriamos felizes se tentassemos olhar para o irmão e sentir Deus e vice versa!

    Falarei aos meus amigos desse desafio: Rir a Deus pelo irmão; Rir ao irmão para Deus...Ao Deus irmão.! Desculpe, como é mesmo?
    Abraço
    Dino

    ResponderExcluir