Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

AS DUAS VINDAS DO SENHOR

Novo Ano litúrgico. Nova cor.
ADVENTO Nova Alegria. Nova Esperança.


“ Cada ano o Advento vem despertar-nos para a consciência e a responsabilidade de estarmos entre a primeira e a segunda vinda do Senhor. O que isto significa para mim HOJE?”


Entrando em qualquer Igreja Católica, a partir do dia 28 de Novembro, reparamos que algo mudou. Uma nova cor domina o ambiente. Passamos do verde ao roxo, cor própria do ADVENTO. Advento é um novo tempo litúrgico que nos oferece a chance de preparação para o Natal do Senhor. E não só.
No Advento, embora esteja presente a dimensão penitencial (vital para a vida cristã) o que constitui a tónica é o binómio: ESPERANÇA E ALEGRIA. Os cristãos colocam-se numa atitude de espera do Senhor que veio, que vem e virá. Sim, no Advento nossos olhos devem ir além do 25 de Dezembro para antever a beleza e o desafio de preparar o encontro com o Senhor Jesus que virá no fim dos tempos, cheio de glória e de poder.

Se já sabe que Jesus na sua primeira vinda, assumiu a natureza humana, isto é, Ele se fez homem pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria, então já pode ver que temos aqui um contraste com o outro aspecto deste tempo litúrgico: a segunda vinda do Senhor. O Senhor virá. E em cada Natal é nisto também que se deve meditar. E esta meditação traz à memória a história da concepção e do nascimento de Jesus ao mesmo tempo que faz ressoar nos ouvidos e no coração dos ‘ouvintes’ na liturgia: Acorda! já é tempo de nos levantarmos do sono. O Dia já vem adiantado. Abandonemos as obras das trevas. Aqui está naturalmente, o apelo a praticar com perseverança as obras da luz. E nessa prática, com a força e a luz da fé, o cristão está a preparar a vinda gloriosa do Senhor. As duas vindas formam uma única realidade: a de JESUS, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que na primeira vinda se fez Criança, apresentando-se em tudo igual a nós excepto no pecado, e na segunda vinda, glorioso, virá julgar os vivos e os mortos e o seu Reino não terá fim. Já pensou nisto antes? Muito bem!
Ao clamar Maranatha - Vem, Senhor Jesus – o cristão antecipa e se prepara espiritualmente para acolher JESUS ama cada Natal representado no Presépio de Belém, mas também com isso ele aproxima aquele tempo em que Deus será tudo em todos, e a glória do Senhor brilhará, em oposição à simplicidade do presépio.
O Advento tem, portanto, estas duas dimensões, contrastantes e complementares. É preciso equilibrar os pratos da balança. Tomara que não fiquemos pela emoção das luzes e de tanta publicidade mercantilista. Senão, não vivemos nem a beleza do primeiro NATAL, Dom de Deus, nem a responsabilidade de agir na fé, e antecipar a Segunda vinda do Senhor.
Pensar nestas duas facetas do Advento, tem-me feito pensar que posso corresponder melhor ao que Deus quer de mim hoje.
BOM ADVENTO PRA VOCE E SUA FAMILIA A CAMINHO DO NATAL.

Padre José Álvaro BORJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário